PLANO DE AÇÃO 2013
COMPARTILHANDO LEITURAS: DO PAPEL AO DIGITAL
Vivemos em um mundo cercado de tecnologias,
comunicamo-nos por meio de redes sociais, blogs, e-mails. Essa
realidade é inegável dentro e fora da escola, tanto para
professores, quanto para alunos. Então, por que não utilizar esse
aparato digital em sala de aula? Acreditando ser a tecnologia aliada
do bom desempenho escolar e percebendo a necessidade de que os alunos
descubram e partilhem o prazer de ler, propomos um trabalho que
motive a leitura do livro literário, tanto na forma impressa, quanto
no formato digital. Abaixo, vocês podem visualizar algumas de nossas ações:
•
Embaixadores da leitura:
Objetivo: Formar alunos protagonistas no processo de
aprendizagem, através de atividades nas quais possam exercitar
cooperação, responsabilidade, criatividade, liderança e possam
compartilhar suas experiências leitoras.
Público-alvo: Dez alunos de 4º e 5º anos selecionados
como leitores e divulgadores das ações realizadas na Sala de
Leitura.
Recursos: Livros, fichas de controle das atividades
realizadas, apresentações com objetivos da semana para discussão e
implementação das ações, blog da Sala de Leitura, Facebook etc.
Dias
de realização: Terças-feiras (tarde)
•
Sexta, cesta de leitura:
Público-alvo:
Todos os alunos da escola, funcionários, professores, responsáveis.
Recursos:
Livros e cesta de vime.
Dias
de realização: Sextas-feiras (o dia todo).
•Leitura
no lar:
Objetivo: Integrar a família aos momentos de leitura da
escola, valorizando a participação dos responsáveis no processo de
aprendizagem de seus filhos, com o intuito de disseminar o prazer de
ler.
Público-alvo: Alunos e suas famílias.
Recursos: Empréstimo de livros, acompanhado de ficha de
registro do momento de leitura no lar e sacola personalizada da
escola.
Dias
de realização: Segundas-feiras.
•Jornal
“Grande Leitura”:
Público-alvo:
alunos do 3º ao 5º anos.
Recursos:
Documento-base do jornal com seções definidas, computador para
edição, máquina fotográfica etc.
Dias
de realização: Uma aula por mês da grade será dedicada à
produção das matérias. Os embaixadores ficarão responsáveis pela
edição do periódico.
•Oficina
de Poesia:
Público-alvo:
alunos de 4º e 5º anos.
Recursos:
Apresentações no computador com as aulas definidas, livros de
poemas, material para a produção de poemas (folhas, cadernos,
lápis, computador para registro das produções etc).
Dias
de realização: Quintas-feiras (tarde).
•
Conhecendo o autor:
Objetivo: Conhecer vida e obra de um autor da literatura
infantil nacional a cada mês, por meio de apresentações sobre sua
trajetória de vida e através de leitura de títulos variados.
Público-alvo: alunos de Educação Infantil ao 5º ano.
Recursos: Livros variados, vídeos, pesquisa na
internet, produções dos alunos, apresentações no computador.
Dias de realização: Terças, quartas e quintas na
grade de horários.
•
Cardápio de leitura:
Público-alvo:
alunos de 4º e 5º anos.
Recursos:
Caixa com títulos, ficha com registro dos livros para empréstimo.
Dias
de realização: Sextas-feiras, uma vez por mês.
•
Projeto Light nas escolas:
Público-alvo:
Toda a comunidade escolar.
Recursos:
Vídeos, álbum-seriado, apresentações, fichas de pesquisa, dentre
outros.
Vivemos em um mundo cercado de tecnologias,
comunicamo-nos por meio de redes sociais, blogs, e-mails. Essa
realidade é inegável dentro e fora da escola, tanto para
professores, quanto para alunos. Então, por que não utilizar esse
aparato digital em sala de aula? Acreditando ser a tecnologia aliada
do bom desempenho escolar e percebendo a necessidade de que os alunos
descubram e partilhem o prazer de ler, propomos um trabalho que
motive a leitura do livro literário, tanto na forma impressa, quanto
no formato digital. Abaixo, vocês podem visualizar algumas de nossas ações:
• Embaixadores da leitura:
Objetivo: Formar alunos protagonistas no processo de
aprendizagem, através de atividades nas quais possam exercitar
cooperação, responsabilidade, criatividade, liderança e possam
compartilhar suas experiências leitoras.
Público-alvo: Dez alunos de 4º e 5º anos selecionados
como leitores e divulgadores das ações realizadas na Sala de
Leitura.
Recursos: Livros, fichas de controle das atividades
realizadas, apresentações com objetivos da semana para discussão e
implementação das ações, blog da Sala de Leitura, Facebook etc.
Dias
de realização: Terças-feiras (tarde)
• Sexta, cesta de leitura:
Público-alvo:
Todos os alunos da escola, funcionários, professores, responsáveis.
Recursos:
Livros e cesta de vime.
Dias
de realização: Sextas-feiras (o dia todo).
•Leitura no lar:
Público-alvo: Alunos e suas famílias.
Recursos: Empréstimo de livros, acompanhado de ficha de
registro do momento de leitura no lar e sacola personalizada da
escola.
Dias
de realização: Segundas-feiras.
•Jornal “Grande Leitura”:
Público-alvo:
alunos do 3º ao 5º anos.
Recursos:
Documento-base do jornal com seções definidas, computador para
edição, máquina fotográfica etc.
Dias
de realização: Uma aula por mês da grade será dedicada à
produção das matérias. Os embaixadores ficarão responsáveis pela
edição do periódico.
•Oficina de Poesia:
Público-alvo:
alunos de 4º e 5º anos.
Recursos:
Apresentações no computador com as aulas definidas, livros de
poemas, material para a produção de poemas (folhas, cadernos,
lápis, computador para registro das produções etc).
Dias
de realização: Quintas-feiras (tarde).
• Conhecendo o autor:
Público-alvo: alunos de Educação Infantil ao 5º ano.
Recursos: Livros variados, vídeos, pesquisa na
internet, produções dos alunos, apresentações no computador.
Dias de realização: Terças, quartas e quintas na
grade de horários.
• Cardápio de leitura:
Público-alvo:
alunos de 4º e 5º anos.
Recursos:
Caixa com títulos, ficha com registro dos livros para empréstimo.
Dias
de realização: Sextas-feiras, uma vez por mês.
• Projeto Light nas escolas:
Público-alvo:
Toda a comunidade escolar.
Recursos:
Vídeos, álbum-seriado, apresentações, fichas de pesquisa, dentre
outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário