PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA
Em
comemoração ao Dia da Consciência Negra, na primeiras semanas de
novembro, realizamos a leitura de livros que versam sobre a cultura
africana, seus costumes e sobre a valorização da beleza negra. Nosso
objetivo foi conscientizar os alunos da importância do negro na formação
do povo brasileiro, reconhecendo a riqueza de suas tradições. Nos
livros, vemos o negro como protagonista, o que não é comum nos clássicos
infantis. A partir da leitura mediada das histórias, os alunos
realizaram as seguintes atividades:
- Reconto das histórias com ilustrações;
- Produção
de livros com o negro como protagonista (nessa atividade, os alunos
demonstraram uma tendência, mesmo os negros, de intitular seu livro,
fazendo referência à cor do personagem, como em "O pretinho feliz".
Assim sendo, foram orientados a escrever uma história na qual não
haveria necessidade desse tipo de referência, porque se fosse um
personagem de cor branca, talvez, não se enfocasse sua cor. Assim, a cor
estaria representada nas ilustrações, em histórias com enfoque em
brincadeiras infantis, situações familiares do cotidiano e aventuras
heróicas);
- Representação, por meio de palavras, dos sentimentos despertados pela história "A menina do feijão suculento", de Stela Barbieri, realizada pelas turmas de 3º ano:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSHJN4luy_GzyMJviQARxQitVRTjQe4LrQeshB6JWyAExoSVN3DB49hwmeJ5CcSQWJAAgunAl8uQTvUO9eOnRFEf96I4LgaWZAt1kBrv1u14-wi4nYTmZ50457zI1hSatVNDd6y4-0yOU/s320/DSC01180.jpg) |
Turmas do 5º ano produzindo reconto de "Manu da noite enluarada", de Lia Zatz. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-gAHvPdj1GlhoNGUREsLIKikDpODk9ub0rv8u2tN7IVXEl6Fs2kihUXIPSofrtpqaZ9fYOKc_WT1h16uIBFJR0nPREvz7fxRCM5p0vuihEdLQIUrYgoAkllnmjyDwcnLR6am2L5FoTgU/s320/DSC01181.jpg) |
Produção de reconto de "Betina", de Nilma Lino Gomes.
|
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPrnL6Bwn5Z2WE9zG2FIPnntiT73i1ndsoDvn1LK-GRK6hGtOroydbDtwwqpzZdauRfc_PEQ8cxe2n3oJKjdwA-RHUmua4dFDn0z7SKGWtAV_sFjOkZn_QxG2TtKeEOON9Rx94gyfmnKw/s320/DSC01182.jpg) |
Produção de reconto de "As tranças de Bintou", de Sylviane Diouf.
|
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiq6aQf7wLjBCtf325ycqyUUiymYc6LLEizuDMqJ6ea0MwhwHEEynkEccGR8eE1koohvA_FbbImmGPY5P61ES0_sG4lWupbTXfoBmTyLg8bWVZv_fE047DHR4t1gO2pS2q1WHlYGSBvaGE/s320/DSC01183.jpg) |
Leitura para reconto de "O que tem na panela, Jamela?", de Niki Daly. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjirPSExJr_bLARJK19ylQwKmwhDI0auWtSkySjDlG6ZwcSe3JxHIhWFdtO-N4CMSMykmcSaErpAIuwMYi1iEDGef5VIObUX4cYwcctp0wdMseX2EJNk15PfpP-RtbNe4Zgmei_GU1zGEc/s320/DSC01184.jpg) |
Reconto de "Obax", de André Neves. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEii0o-CtYKQUhSgQ4c6KtKM9sRmiXz1T0_u_H0eWUy_iBbOpNmNszNiN_CpUANZEHTnF5cLGGR1hhkzBYIrQox2Nv5cBJ2xYuWNRu_uLohYf20xGnp_eR4nBXyZXFl9-ZOej-9xI6axuwE/s320/DSC01186.jpg) |
Produção de reconto de "Eu não sei de qual África veio meu bisavô", de Tadeu Costa. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6gEuoKoM5kUsKLcEytiW0mj9Dw7wTm9_RXoSFwPQDZiB9zis1gHJYbqlF4S9ePqfkqz58MD1-TqhikHCA9O4etGYBuDeoMJdXcCLIx0UNP6WGKm77jUWjsD0y4wadgr30-tmQb_S5SRc/s320/DSC01187.jpg) |
Reconto de "A menina do feijão suculento", de Stela Barbieri. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário