sexta-feira, 15 de março de 2013

PLANO DE AÇÃO 2013

COMPARTILHANDO LEITURAS: DO PAPEL AO DIGITAL

Vivemos em um mundo cercado de tecnologias, comunicamo-nos por meio de redes sociais, blogs, e-mails. Essa realidade é inegável dentro e fora da escola, tanto para professores, quanto para alunos. Então, por que não utilizar esse aparato digital em sala de aula? Acreditando ser a tecnologia aliada do bom desempenho escolar e percebendo a necessidade de que os alunos descubram e partilhem o prazer de ler, propomos um trabalho que motive a leitura do livro literário, tanto na forma impressa, quanto no formato digital. Abaixo, vocês podem visualizar algumas de nossas ações:

Embaixadores da leitura:

Objetivo: Formar alunos protagonistas no processo de aprendizagem, através de atividades nas quais possam exercitar cooperação, responsabilidade, criatividade, liderança e possam compartilhar suas experiências leitoras.
Público-alvo: Dez alunos de 4º e 5º anos selecionados como leitores e divulgadores das ações realizadas na Sala de Leitura.
Recursos: Livros, fichas de controle das atividades realizadas, apresentações com objetivos da semana para discussão e implementação das ações, blog da Sala de Leitura, Facebook etc.
Dias de realização: Terças-feiras (tarde)


Sexta, cesta de leitura:

Objetivo: Incentivar a leitura no recreio, com a disponibilização de livros em uma cesta no pátio da escola.
Público-alvo: Todos os alunos da escola, funcionários, professores, responsáveis.
Recursos: Livros e cesta de vime.
Dias de realização: Sextas-feiras (o dia todo).


•Leitura no lar:

Objetivo: Integrar a família aos momentos de leitura da escola, valorizando a participação dos responsáveis no processo de aprendizagem de seus filhos, com o intuito de disseminar o prazer de ler.
Público-alvo: Alunos e suas famílias.
Recursos: Empréstimo de livros, acompanhado de ficha de registro do momento de leitura no lar e sacola personalizada da escola.
Dias de realização: Segundas-feiras.

•Jornal “Grande Leitura”:

Objetivo: Continuar divulgando eventos da escola e datas importantes, publicar entrevistas e curiosidades por meio de textos produzidos pelos alunos.
Público-alvo: alunos do 3º ao 5º anos.
Recursos: Documento-base do jornal com seções definidas, computador para edição, máquina fotográfica etc.
Dias de realização: Uma aula por mês da grade será dedicada à produção das matérias. Os embaixadores ficarão responsáveis pela edição do periódico.


•Oficina de Poesia:

Objetivo: Despertar o gosto pela leitura de poemas, por meio de produção e leitura do gênero.
Público-alvo: alunos de 4º e 5º anos.
Recursos: Apresentações no computador com as aulas definidas, livros de poemas, material para a produção de poemas (folhas, cadernos, lápis, computador para registro das produções etc).
Dias de realização: Quintas-feiras (tarde).


• Conhecendo o autor:

Objetivo: Conhecer vida e obra de um autor da literatura infantil nacional a cada mês, por meio de apresentações sobre sua trajetória de vida e através de leitura de títulos variados.
Público-alvo: alunos de Educação Infantil ao 5º ano.
Recursos: Livros variados, vídeos, pesquisa na internet, produções dos alunos, apresentações no computador.
Dias de realização: Terças, quartas e quintas na grade de horários.


• Cardápio de leitura:

Objetivo: Promover a leitura literária por meio do empréstimo de livros.
Público-alvo: alunos de 4º e 5º anos.
Recursos: Caixa com títulos, ficha com registro dos livros para empréstimo.
Dias de realização: Sextas-feiras, uma vez por mês.





Projeto Light nas escolas:

Objetivo: Educar para uma vida sustentável, por meio de ações que visam o consumo consciente como um cuidado com o meio ambiente.
Público-alvo: Toda a comunidade escolar.
Recursos: Vídeos, álbum-seriado, apresentações, fichas de pesquisa, dentre outros.
Dias de realização: Quartas-feiras (tarde).

Para voltar para o blog, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário