PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA
Em
comemoração ao Dia da Consciência Negra, na primeiras semanas de
novembro, realizamos a leitura de livros que versam sobre a cultura
africana, seus costumes e sobre a valorização da beleza negra. Nosso
objetivo foi conscientizar os alunos da importância do negro na formação
do povo brasileiro, reconhecendo a riqueza de suas tradições. Nos
livros, vemos o negro como protagonista, o que não é comum nos clássicos
infantis. A partir da leitura mediada das histórias, os alunos
realizaram as seguintes atividades:
- Reconto das histórias com ilustrações;
- Produção
de livros com o negro como protagonista (nessa atividade, os alunos
demonstraram uma tendência, mesmo os negros, de intitular seu livro,
fazendo referência à cor do personagem, como em "O pretinho feliz".
Assim sendo, foram orientados a escrever uma história na qual não
haveria necessidade desse tipo de referência, porque se fosse um
personagem de cor branca, talvez, não se enfocasse sua cor. Assim, a cor
estaria representada nas ilustrações, em histórias com enfoque em
brincadeiras infantis, situações familiares do cotidiano e aventuras
heróicas);
- Representação, por meio de palavras, dos sentimentos despertados pela história "A menina do feijão suculento", de Stela Barbieri, realizada pelas turmas de 3º ano:
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Turmas do 5º ano produzindo reconto de "Manu da noite enluarada", de Lia Zatz. |
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Produção de reconto de "Betina", de Nilma Lino Gomes.
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Produção de reconto de "As tranças de Bintou", de Sylviane Diouf.
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Leitura para reconto de "O que tem na panela, Jamela?", de Niki Daly. |
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Reconto de "Obax", de André Neves. |
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Produção de reconto de "Eu não sei de qual África veio meu bisavô", de Tadeu Costa. |
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Reconto de "A menina do feijão suculento", de Stela Barbieri. |
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