segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, na primeiras semanas de novembro, realizamos a leitura de livros que versam sobre a cultura africana, seus costumes e sobre a valorização da beleza negra. Nosso objetivo foi conscientizar os alunos da importância do negro na formação do povo brasileiro, reconhecendo a riqueza de suas tradições. Nos livros, vemos o negro como protagonista, o que não é comum nos clássicos infantis. A partir da leitura mediada das histórias, os alunos realizaram as seguintes atividades:
  • Reconto das histórias com ilustrações;
  • Produção de livros com o negro como protagonista (nessa atividade, os alunos demonstraram uma tendência, mesmo os negros, de intitular seu livro, fazendo referência à cor do personagem, como em "O pretinho feliz". Assim sendo, foram orientados a escrever uma história na qual não haveria necessidade desse tipo de referência, porque se fosse um personagem de cor branca, talvez, não se enfocasse sua cor. Assim, a cor estaria representada nas ilustrações, em histórias com enfoque em brincadeiras infantis, situações familiares do cotidiano e aventuras heróicas);
  • Representação, por meio de palavras, dos sentimentos despertados pela história "A menina do feijão suculento", de Stela Barbieri, realizada pelas turmas de 3º ano:





Turmas do 5º ano produzindo reconto de "Manu da noite enluarada", de Lia Zatz.

Produção de reconto de "Betina", de Nilma Lino Gomes.
 
Produção de reconto de "As tranças de Bintou", de Sylviane Diouf.
 
Leitura para reconto de "O que tem na panela, Jamela?", de Niki Daly.

Reconto de "Obax", de André Neves.
 
Produção de reconto de "Eu não sei de qual África veio meu bisavô", de Tadeu Costa.

Reconto de "A menina do feijão suculento", de Stela Barbieri.

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