domingo, 21 de outubro de 2012

MARATONA DE HISTÓRIAS IV

Encerramos nossa semana de leitura com belos momentos. Houve leitura e contação de histórias variadas, realizadas por alunos, professores e direção. Além disso, contamos com apresentação teatral, exposição de trabalhos, dicas de leitura e até declarações de amor aos livrosNossa viagem começou com a leitura de "Lindara", uma menina muito tagarela que, ao falar, chegava a atropelar as palavras. Por isso, ninguém entendia o que dizia. Essa bela história de Sonia Rosa, foi contada por nossa diretora Debora Macedo Trigueiros.



Ao final da contação de histórias, os alunos tinham vários títulos à disposição para leitura.


Alunas da turma 1301 criaram um poema para homenagear sua professora , Elisabete.
Em seguida, os alunos da 1301 teatralizaram o livro "O palhaço Biduim", de Bia Bedran e apresentaram-se para a turma 1101.

Não pude deixar de registrar o momento em que dois alunos da turma 1301 resolvem fazer a leitura compartilhada de uma história em quadrinhos, na hora da leitura livre. 




Nossa coordenadora, Nalva Fajardo, conta a história "As cores e os dias da semana" de Ziraldo, para a turma 1302.

Professora Amanda conta história "A revolta dos livrinhos" para seus alunos na tenda.
Turma 1201 (concentração na história)






Professora Elisabete, do 3º ano, conta a história "O cabelo de Lelê", de Valéria Belém, para o 4º ano (turma 1402)

Professora Giselle conta a mesma história para o 5º ano.


 




O aluno Thiago (4º ano) pediu para a contar a história "A invenção de Celeste",  de Telma G. C. Andrade, sendo convocado para ler para a turma 1501.



Alexandre (Agente Educador) contou a história do livro "O menino do dedo verde", de Maurice Druon, para as turmas do 4º ano.


Explicou aos alunos que "dedo verde", na realidade, é uma metáfora. Ter o "dedo verde" significa ser um agente transformador na sociedade. 
Leu a introdução da Constituição Federal, que fala dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, dentre eles, a erradicação da pobreza e da marginalização. Em seguida, mostrou imagens de problemas sociais, para que os alunos refletissem e pensassem em possíveis soluções, provando que também podemos ser atuantes na mudança da realidade que visualizamos e vivenciamos.









Encerramos nossa belíssima festa literária com declarações de amor à leitura, escritas por professores, direção e funcionários:




















A atuação dos assistentes de Sala de Leitura foi fundamental na dinâmica do evento! Ajudaram na ornamentação, organizaram a votação do nome do jornal escolar, contaram histórias e selecionaram alunos para contar. Enfim, foram prestativos e incansáveis! Obrigada pela parceria!





































Nenhum comentário:

Postar um comentário